Como Guardar Lenços: Ideias para Organizar

# Como Guardar Lenços: Ideias para Organizar o Roupeiro

O inverno está chegando e iniciamos a tradicional troca de roupas no roupeiro. Guardamos as roupas de verão para dar espaço às roupas do inverno. O problema é que as roupas de inverno são mais pesadas e ocupam muito mais espaço do que as roupas de verão. Aí já temos um problema. Como organizar e dobrar as roupas de forma que ocupem menos espaço? A matéria de hoje fala exatamente sobre isso. Vamos trabalhar técnicas de dobras e ideias de como guardar lenços e echarpes.

# Como Organizar Guarda Roupa Pequeno

Para quem tem pouco espaço, a dica de ouro é saber exatamente o que deve estar no armário. Muitas vezes encontramos armários que são utilizados para armazenar vários itens que não necessariamente roupas como, por exemplo, maquiagem, perfume, bijuteria e às vezes bugigangas. Deixe o roupeiro livre para as suas roupas. Se o seu armário tem muitas prateleiras, você vai precisar manter os blusões muito bem dobrados para que não desmoronem para os lados nem em cima de você quando abrir (risos). Para dobras alinhadas na mesma largura, sugerimos o uso de um gabarito. Existem lojas que vendem gabaritos, mas se você não tiver um, pode usar uma folha A4 de molde. Antes de fazer a última dobra, basta remover a folha. 

# Como Organizar Lenços e Echarpes: Dobras e Técnicas

A organização de lenços e echarpes pode ser feita de várias maneiras. Para quem gosta de gavetas, existem duas formas de dobrar: usando um gabarito pequeno (meia folha A4) organizado em ordem de cor dos mais claros para os mais escuros ou em rolos também em ordem de cor. Os cabides são ótimas opções para lenços leves e pequenos. Lenços pesados ou muito compridos acabam escondendo os lenços menores ou acabam amassando.

# Como Organizar Lenços sem Amassar

Os lenços e echarpes podem ser guardados de várias formas dependendo da quantidade que você tem. Se você for uma colecionadora de lenços, precisará estudar muito bem onde guardá-los. Se você usa com frequência, não podem ficar amassados ou guardados em locais de difícil acesso. Gavetas são uma ótima opção de como guardar lenços, podendo ser dobrados ou em rolinhos.

A melhor forma de guardar lenços e echarpes sem amassar é a técnica do rolinho. Para fazer rolinhos perfeitos, você deve dispor sobre a cama, dobrar no sentido do comprimento, depois dobrar apenas uma ponta equivalente a 30% do comprimento e por último fazer o rolo. Depois de enrolados, os lenços e echarpes podem ser dispostos em nichos ou em gavetas. Evite fazer pilhas, pois ao retirar um lenço que está ambaixo, provavelmente você vai desmanchar os de cima. Veja o passo-a-passo aqui:

# Organização de Roupeiros com Cabides

como-guardar-lencos

Para quem tem espaço de sobra e cabideiros, o ideal é organizar todas as roupas em cabides. Para que você localize as suas roupas com facilidade, defina categorias para cada parte do armário. Uma sugestão de categorias seria: camisas sociais, casacos, blusas de lã, vestidos, calças sociais e calças jeans. Lembre sempre de dispor o cabide no mesmo sentido, a abertura do cabide deve estar virada para o fundo do armário. As roupas também devem ser dispostas sempre no mesmo sentido, para que quando você for procurar o que vestir, não fique uma de frente e outra de costas. As roupas de lã exigem um certo cuidado com os cabides, pois alguns modelos, principalmente os de acrílico, possuem extremidades para alças. Essas extremidades podem puxar fio e danificar as roupas.

>> Veja aqui algumas promoções e ideias de como guardar lenços

Ideia # 1 – Como Guardar Lenços

Ideia # 2 -Como Guardar Lenços

Ideia # 3 -Como Guardar Lenços

Ideia # 4 -Como Guardar Lenços

# Organizador de Echarpes: para fazer em casa

Se você gosta de artesanato e de criar seus próprios organizadores, você está no lugar certo! Vamos ensinar como guardar lenços e echarpes em rolinhos sem desmanchar fazendo um lindo organizador de echarpes para o seu roupeiro.

Vamos precisar de:

– 6 canos de PVC de 10 cm de diâmetro medindo todos 40 cm de comprimento;

– 3 metros de tecido;

– 4 metros de fita de cetim;

– cola universal para artesanato;

– 10 abraçadeiras de nylon;

Ferramentas:

– Cerra para cortar ferro;

– Lima;

– Lixa;

– Alicate;

– Prego;

– Fita métrica;

– 2 prendedores de roupas;

Orçamento: R$ 48,00

DICA: você pode levar o cano em um serralheiro ou carpinteiro para que seja cortado de forma uniforme.

  1. Meça os canos antes de cortar.
  2. Corte os canos;
  3. Utilize a lima para tirar as imperfeições;
  4. Utilize a lixa para o acabamento fino;
  5. Passe um pano seco interna e externamente para remover os resíduos do cano;
  6. Corte os tecidos deixando uma borda de pelo menos 4 cm nas bordas;
  7. Passe os tecidos antes de colar;
  8. Cole o tecido no cano deixando bem justo. Ao fechar o cano, dobre a outra ponta para que fique bem acabado e prenda as pontas com prendedores;
  9. Para fazer os furos, o prego deve estar bem quente para que fure com facilidade. O primeiro e o último cano teão apenas 4 furos, 2 em cada ponta. Deixe 1 cm de distância entre cada furo. Os outros canos terão 8 furos.
  10. Passe o lacre nos 4 furos de forma a juntar os canos;
  11. Feche a borda dos canos com a cola;
  12. Utilize a fita de cetim nas bordas;
  13. Se quiser utilizar o seu organizador de echarpes na vertical, sugiro que cole ele em uma das laterais do ropeiro. Se quiser utilizar na vertical, basta escolher o local;
  14. O seu organizador de echarpes está pronto! Espero que goste!
 
1-organizador-de-echapes
Material

6 canos de PVC com 10 cm de diâmetro medindo 40 cm de comprimento cada.

2-organizador-de-echapes
Ferramentas

Tudo você encontra nas ferragens. Se quiser usar um lacre menor também pode ser.

3-organizador-de-echapes
Tecidos

Eu escolhi cores claras e o cetim para dar um toque elegante.

4-organizador-de-echapes
Colando

Passe a cola em todo o sentido do cano em linha reta, aguarde secar (5 minutos) e faça a volta. Não esqueca de passar o tecido antes.

5-organizador-de-echapes
Fixação

Utilizei prendedores para que o tecido ficasse bem justo e aderido ao cano.

6-organizador-de-echapes
Furos

Utilizei um prego quente para fazer os furos.

7-organizador-de-echapes
Colando o Cetim

O cetim deve dar a volta ao cano até o limite dos furos.

8-organizador-de-echapes
Extremidades

Os canos das pontas são os únicos que receberão apenas 2 furos em cada extremidade, isso significa que neles o cetim pode dar a volta por completo até os furos. 

9-organizador-de-echarpes
Depois de Pronto 😉

O seu organizador de lenços está pronto para ser usado! Escolha o melhor local para colocá-lo.

Comente aqui as suas dúvidas sobre como guardar lenços ou sugestões: 

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.